COMO FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA DE FORMA SEGURA, QUEM DEVO PROCURAR?

Quando falamos em práticas de atividades físicas para promoção e melhoria na saúde devemos pensar inicialmente como iremos planejar estas atividades, quais as seqüências devemos seguir para fazê-las de uma forma segura sem colocar em risco a nossa saúde para que ocorra os devidos benefícios.

Inicialmente devemos fazer uma consulta médica para avaliar nossa saúde através de exames clínicos para avaliar nossas condições fisiológicas (exames de sangue, ortopédico, cardiorrespiratório, vascular, entre outros). O 2º passo é fazer uma avaliação física com um professor de Educação Física para ele avaliar suas condições físicas, para então poder prescrever com melhor propriedade as atividades necessárias para promoção de saúde. O 3º passo é o devido acompanhamento dessas atividades, que também deve ser feita por um profissional da Educação Física (lembre-se que, somente ele é capacitado a prescrição de atividades físicas) nenhum outro profissional de qualquer área pode prescrever atividades, nem mesmo um médico. Após exame clínico, o indivíduo deve ser encaminhado para o professor de Educação Física para fazer uma análise da sua situação e prescrever a melhor atividade caso haja alguma necessidade específica.

Nem sempre caminhar 30 minutos por dia pode ser bom para você, dependendo das condições físicas inicias do indivíduo, esse tempo pode variar bastante, para mais ou para menos. Nosso corpo tende sempre a buscar o equilíbrio toda vez que sofre uma alteração, isso acontece para garantir a homeostase (processo químico e metabólico celular), e toda vez que isso ocorre, deve haver novos estímulos para quebrar essa homeostase. Resumindo: – Cada estímulo que você dá ao seu corpo ele procura estabilizar-se para garantir a saúde (condição clínica normal), por isso que os estímulos devem ser trocados periodicamente (condição que deve ser feita por um educador físico) a fim de não deixarmos essas adaptações ocorrer, com o objetivo de melhorar a saúde.

Para sempre estarmos desequilibrando o nosso sistema de maneira positiva, estratégias de treino deve ser traçada corretamente e progressivamente para promoção da quebra e re-adaptação do sistema para melhora na saúde. Quando pensar em colocar um tênis e sair para dar uma caminhada ou até mesmo uma corrida, procure sempre um profissional habilitado para que assim possa melhorar sua qualidade de vida e não criar ou agravar um problema!

Bons treinos.

Leandro Ruck.