CONHECENDO MELHOR O TREINAMENTO DE FORÇA (MUSCULAÇÃO)

TREINAMENTO DE FORÇA, QUAL É O OBJETIVO E A QUEM SE DESTINA?

Muitos são os mitos que envolvem o treinamento de força, ao utilizarmos esse termo encontramos uma infinidade de objetivos e maneiras de se trabalhar com os pesos.

Graças, em parte, à mídia, que vem esclarecendo e desmistificando esses mitos, despertando a população em geral para seus benefícios, seu papel tem sido muito importante, pois desta forma tem aumentado a busca dos alunos por profissionais mais qualificados nas academias, clubes e condomínios e que realmente sejam capazes de prestar orientações e assistência para seus determinados fins. Por isso é extremamente necessário aos profissionais desta área que continuem seu aprimoramento e processo de aprendizado para que não se tornem obsoletos nos conhecimentos e continuem assim promovendo benefícios aos indivíduos.

Ao falarmos de musculação, logo vem a cabeça indivíduos com um físico enorme igual o de um fisiculturista, marombeiros de plantão, entre outros estigmatizados pela atividade, essa imagem já vem caindo por terra há muito tempo.

Como disse acima sobre as infinidades de objetivos com o treino de força devemos colocá-las como variáveis de treinamento, estas classificam em: trabalhar a força propriamente dita, resistência muscular localizada, potência, hipertrofia, flexibilidade, e outros objetivos específicos chamados de treinamento funcional, muito famoso nos dias de hoje e muito mal interpretado por alguns profissionais desavisados.

Em uma periodização com trabalho de força todas essas variáveis que envolvem esse processo devem fazer parte de um planejamento, mas sempre mantendo o foco no objetivo. Tipo, se um indivíduo deseja trabalhar hipertrofia muscular (aumento dos filamentos de actina e miosina (fibras musculares)), deve se atentar em seu planejamento em trabalhar com todas essas variáveis para manter uma boa harmonia de treino, para que assim essas variáveis possam somar no trabalho global evitando assim lesões e sobrecarga desnecessária nas articulações e toda sua estrutura.

Qual é o objetivo e a quem se destina?

São inúmeros os objetivos onde o treinamento de força pode atuar, vai depender das necessidades individuais. Destinamos esse trabalho para manutenção geral da saúde, fortalecimento localizado, crescimento da massa muscular para fins estéticos ou para competições, indivíduos portadores de patologias como diabetes, hipertensão arterial, artrite, artrose, condromalácia patelar, atividades específicas para diversas modalidades esportivas (treinamento funcional), entre outras atuações. Como acompanhamos, podemos utilizar essa atividade para tudo, porém como citado acima, deve haver um aprimoramento por parte do profissional para desenvolver com excelência essas atividades e promover os benefícios desejados.

Alguns benefícios do treinamento de força e todas as suas variáveis.

Físico

- Aumento do gasto calórico total diário, reduzindo e controlando a quantidade de gordura corporal (desde que acompanhada de uma dieta adequada);
- Melhoria da capacidade de resposta muscular em situações de perigo devido ao melhor condicionamento físico;
- Aumento de massa magra e enrijecimento muscular;
- Aumento da Força Muscular;
- Melhoria da Flexibilidade;
- Melhoria da Capacidade Aeróbica;

- Melhoria da qualidade do sono;

- Menor predisposição em desenvolver sintomas psicossomáticos, como úlceras psicogênicas, impotência, etc.;
- Aumento da resistência do sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções oportunistas;
- Diminuição do risco de problemas cardíacos;
- Diminuição do risco de hipertensão;
- Diminuição do risco de problemas de colesterol e diabete.

Psicológico e social

- Sensação de tranquilidade e bem-estar;
- Melhorias da auto-imagem, do auto-conceito e da auto-estima;
- Melhorias na socialização e nos relacionamentos interpessoais;
- Melhoria em quadros de depressão e angústia;
- Melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);
- Diminuição do nível de ansiedade, refletindo em alguns dos problemas de obesidade;

Bom, esses são alguns dos benefícios do treinamento de força, quem tiver mais alguma dúvida sobre esses e outros assuntos entre em contato, em breve mais assuntos relacionados a essa e outras atividades, bons treinos pessoal!