1-    Definição

É o profissional da educação física que atua como professor particular, trabalhando com um aluno de cada vez e levando em conta as características, objetivos e limitações dessa pessoa. Alguns profissionais deslocam-se a casa dos clientes, outros atendem seus clientes em academias, clubes, parques, entre outros lugares propícios a prática de atividades.

As principais funções de um personal trainer são as seguintes:

  • Fazer uma avaliação física do cliente;
  • Identificar fatores de risco, eventuais problemas de saúde;
  • Definir um plano de treinamento físico que inclua metas e prazos;
  • Aconselhar acerca do vestuário, do calçado e de todo outro equipamento pessoal necessário à prática esportiva;
  • Reavaliar periodicamente os resultados alcançados e verificar a eficácia do programa de treinamento;
  • Reajustar o plano de exercícios sempre que necessário

 

2-    Público alvo

O trabalho de personal trainer é direcionado a todas aquelas pessoas que realmente querem resultados com algum tipo de atividade física ou desejam um acompanhamento especial para determinados trabalhos seja ele: performance, fortalecimento, alongamento, trabalho multidisciplinar de atividades físicas; corridas, caminhadas, circuitos, treinamento funcional, atividades de força, entre outros.

O trabalho pode ser desenvolvido para atletas (corredores, ciclistas, nadadores, velocistas, jogadores, etc.), e não atletas, praticantes de atividades em geral (crianças, adolescentes, adultos jovens, idosos e públicos especiais).

 

3-    Minha opinião sobre a profissão de personal trainer

O trabalho de personal trainer é uma profissão de muita responsabilidade, exige muito conhecimento, experiência e capacitação do profissional que deseja atuar nessa área. O que temos hoje em dia, são profissionais que, muitas vezes sem experiência resolvem atuar nesse seguimento por falta de opção no mercado, dando margem a desqualificação geral da categoria gerando uma banalização do trabalho cobrando preços absurdamente barato. Fato, como tem pouca ou nenhuma experiência, qualquer 20 ou 30 reais a hora/aula está de bom tamanho, porém, é o tipo de barato que vai sair muito caro para saúde das pessoas que contratam esses tipos de profissionais, se é assim que podemos chamá-los.

Não estou aqui para criticar e nem desmerecer a categoria de personal trainer, pois existem ótimos profissionais atuando nessa área, nem tão pouco dizendo que os professores tenha que ser todos saradões, aliás, nunca podemos confundir o tamanho do cérebro do personal com o tamanho do bíceps ou deltóides dele, as vezes eles podem ter esses músculos desenvolvidos e o “cérebro atrofiado”, mas ter experiência prática com as atividades físicas é fundamental para ter uma boa atuação no mercado.

Bom, fica aqui meu recado, não desperdice dinheiro e nem coloque sua saúde em risco, na hora de contratar um personal trainer, procure saber se ele realmente entende do assunto e não aquele que somente seja bonzinho ou uma pessoa legal, para atuar tem que conhecer. Uma pessoa legal não resolverá seu problema, pelo contrário, pode dar início a um ou agravá-lo.

 

4-    Minha atuação na profissão

Atualmente faço meus trabalhos na academia Forma Atlética, muito em breve estarei inaugurando meu próprio estúdio com amplo espaço e ótima aparelhagem para manter a excelência no trabalho prestado a meus alunos, com muito conforto e segurança, e o primordial, resultados e benefícios a saúde.

Além do trabalho em academias, faço trabalhos em domicílio se houver necessidade (consultar horários e valores).